Violência no Desporto. Resultado do julgamento em processo sumário dos adeptos do Legia Varsóvia. MP junto dos Juízos de Pequena Instância Criminal de Lisboa.

Foi ontem concluído o julgamento de 14 adeptos polacos do Legia Varsovia, detidos aquando do jogo com o Sporting Club de Portugal.

Num processo julgavam-se 5 adeptos, por crime de detenção de arma proibída (artefacto pirotécnicos e aerossois), tendo todos sido condenados na pena de 2 anos de prisão, suspensa por igual período.

Noutro processo julgavam-se 9 adeptos polacos, que tentavam entrar no estádio do Sporting, dissimulando no interior duma gigantesca bandeira o seguinte arsenal de artefactos pirotécnicos e vários aerossois:13 baterias de 25 tiros cada, 3 balonas, 46 bengalas de mão contendo petardos no seu interior, 33 bombas de arremesso, 9 potes de fumo, 22 tochas e 2 sinais de fumo very light. Estes nove arguidos foram condenados na pena de prisão de 4 anos, suspensa na execução por igual período.

Uma vez que se tratam de adeptos estrangeiros, o tribunal entendeu não se justificar a aplicação da proibição de assistência a jogos de futebol em Portugal, mas comunicará à PSP, para difusão internacional, esta sentença, assim que transite em julgado.