Violência Contra Idosos. Rede Local de Almada. Assinatura de Protocolo. Integração do Ministério Público de Almada - DIAP/ Secções de Almada

Amanhã, dia 04, no quadro do Encontro da Rede Social de Almada, decorre pelas 09.30h, no Cineteatro da Academia Almadense, um painel dedicado à Violência Contra as Pessoas Idosas, no âmbito do qual é celebrado um Protocolo que cria o Projecto Radar-Rede de Apoio a Idosos Vítimas de Violência.

O Ministério Público, assinando o Protocolo, integra a Rede-Radar de Almada.

O Protocolo envolve cerca de 30 entidades, incluindo a Câmara Municipal, a Segurança Social, a Saúde, as Forças de Segurança, a UMAR, várias IPSS, o Grupo Concelhio de Idosos de Almada.

A Rede é uma uma parceria informal de entidades que desenvolvem uma metodologia de trabalho assente em procedimentos comuns, que permitem uma abordagem integrada do problema e dos casos concretos de violência contra pessoas idosas no concelho de Almada, nas suas várias vertentes - formativa e preventiva, repressiva dos perpetradores, e de suporte às vítimas.

O Ministério Público de Almada assinou semelhante Protocolo em 2010, no Seixal, integrando então, na antiga organização judiciária, as comarcas do Seixal, Almada e Sesimbra, a Rede de prevenção e combate à violência doméstica.