Vamos falar de detenção administrativa de migrantes - 'Muros que nos Separam', Lançamento do Livro na FNAC do Colombo em 24 de Fevereiro

«O livro “Muros que nos Separam – Detenção de Requerentes de Asilo e Migrantes Irregulares na União Europeia”, publicado pelo JRS Portugal em parceria com a Editora Paulinas, está desde o passado dia 12 de Fevereiro, à venda na rede de livrarias Fnac.

O lançamento comercial desta obra, produzida no âmbito do projecto europeu DEVAS, foi antecedido por uma tertúlia, organizada pelo JRS Portugal no passado dia 12 de Fevereiro, no auditório da livraria Fnac do Chiado, em Lisboa.

A iniciativa reuniu o director do JRS Portugal, André Costa Jorge, Maria de Jesus Barroso Soares, autora do prefácio, e três co-autores do livro, Germano Marques da Silva, Plácido Conde Fernandes e Ana Rita Gil, para uma conversa informal com o público presente sobre a realidade da detenção administrativa de migrantes em Portugal e na Europa. A moderação ficou a cargo de Céu Neves, jornalista do Diário de Notícias.

A definição de imigrante em situação irregular por oposição à expressão estigmatizante de “imigrante ilegal”, as realidades da detenção nos diferentes Estados europeus e seus efeitos na saúde física e mental dos migrantes, bem como a urgência de encontrar alternativas a este procedimento, foram alguns dos temas em debate, que contaram ainda com contributos vindos da assistência.

As manobras de apresentação do livro prosseguem já no próximo dia 24 de Fevereiro, com mais uma tertúlia sobre o tema da detenção administrativa de migrantes, desta feita na livraria Fnac do Colombo, às 18h30. »

Notícia do site do Serviço de Jesuítas ao Refugiado