Unidade Contra a Violência Doméstica do DIAP de Lisboa. Visita no quadro das II Jornadas Nacionais Contra a Violência Doméstica.

A Unidade Contra a Violência Doméstica do DIAP de Lisboa é hoje visitada, no quadro das II Jornadas Nacionais Contra a Violência Doméstica, por Suas Excelências a Conselheira Procuradora-Geral da República e a Secretária de Estado da Igualdade e dos Assuntos Parlamentares, estando presentes a Procuradora-Geral Distrital de Lisboa e a Directora do DIAP de Lisboa.

A Unidade Contra a Violência Doméstica do DIAP de Lisboa foi criada em Fevereiro de 2010, no quadro da 7ª secção de processos, obedecendo à matriz de especialização da intervenção do Ministério Público nos diversos segmentos criminais, e a um modelo de intervenção baseada na iniciativa de articulação com outras entidades públicas e privadas seja no quadro da justiça, da adminstração interna, administração autárquica, da protecção de menores, ONGs, bem como os tribunais de julgamento criminal, e nos tribunais de família e menores e cível.

No âmbito de um Protocolo com a Instituição de Ensino Superior Egas Moniz, criou, nas instalações do DIAP, o Gabinete de Inormação e Atendimento à Vítima.

Organizou, entre o mais, em Novembro de 2012, o I Seminário sobre Violência Doméstica e organiza no corrente mês de Novembro, o II Seminário, dedicado à violência sobre pessoas idosas.