Tráfico internacional de estupefacientes organizado. Adesão a associação criminosa. Apreensão de cerca de 400Kg de cocaína. Prisão preventiva. DIAP de Lisboa/Sede.

Ao abrigo do disposto no art. 86.º, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa torna público o seguinte:

Foram apresentados a 1ª interrogatório judicial, no dia 01.10.2017, dois arguidos do sexo masculino, de nacionalidade estrangeira, detidos na sequência de mandados de busca emitidos pelo Ministério Público, os quais ficaram fortemente indiciados pela prática de crimes de tráfico de estupefacientes agravado e adesão a associação criminosa.

Segundo os fortes indícios recolhidos, os arguidos fazem parte de um grupo organizado que se dedica à importação e transporte para a Europa, através de Portugal, de elevadas quantidades de cocaína com vista à comercialização.

O transporte dos produtos estupefacientes era efetuado via marítima.

Aos arguidos foram apreendidos, numa primeira busca, 6 fardos contendo cerca 180Kgrs de cocaína (peso bruto), que cedida a terceiros renderia uma quantia muito superior a 8.640.000€. Posteriormente foram apreendidos mais produtos estupefacientes, sendo o total das apreensões de cerca de 400Kgrs de cocaína (peso bruto).

As diligências foram efetuadas pela PJ com o apoio da Marinha de Guerra Portuguesa e da Força Aérea.

Os arguidos ficaram em prisão preventiva por se verificarem os perigos de fuga e de continuação da atividade criminosa.

O inquérito encontra-se em segredo de justiça.

A investigação prossegue sob a direção do MP da 1.ª secção do DIAP de Lisboa, com a coadjuvação da PJ.