Tráfico internacional de estupefacientes organizado. Adesão a associação criminosa. Apreensão de cerca de 3382,500 Kgrs de cocaína. Prisão preventiva. DIAP de Lisboa/Sede.

Ao abrigo do disposto no art. 86.º, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa torna público o seguinte:

Foram detidos e presentes ao Juiz de Instrução Criminal para primeiro interrogatório judicial, no dia 31.01.2019, 11 arguidos de nacionalidade estrangeira, que estão fortemente indiciados pela prática de crimes de tráfico de estupefacientes agravado e de adesão a associação criminosa.

De acordo com os indícios, os arguidos dedicavam-se, de forma organizada e por via marítima, à importação e transporte para a Europa, com passagem por Portugal, de produtos estupefacientes (cocaína), com vista à sua comercialização.

Abordados em águas territoriais portuguesas pela Polícia Judiciária, com auxílio da Marinha Portuguesa, próximo do território continental, foram efetuadas buscas e apreendidos 82 fardos de serapilheira contendo cocaína, com o peso bruto total estimado de cerca de 3382,500Kgrs.

Aos 11 arguidos foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva pelo JIC, na sequência de pedido formulado pelo Ministério Público, por existirem fortes indícios dos crimes imputados aos arguidos, perigo de fuga, de perturbação do inquérito e perigo de continuação da atividade criminosa.

O processo encontra-se em segredo de justiça.

A investigação prossegue sob a direção do Ministério Público na 1.ª secção do DIAP de Lisboa. O Ministério Público é coadjuvado pela UNCTE da PJ.