Repressão da criminalidade violenta urbana. Ministério Público na comarca de Almada.<br>

No âmbito de inquérito que corre termos na Unidade de Investigação da Criminalidade Violenta do MP da Comarca de Almada, com investigação a cargo da G.N.R. de Almada foi possível identificar e deter dois indivíduos fortemente suspeitos de terem protagonizado crimes de roubo por esticão e de furto qualificado, eventualmente abuso de confiança, contra senhoras idosas.

Com efeito, indicia-se que os mesmos, circulando de automóvel na zona da Trafaria, Costa e Charneca da Caparica, ao avistarem senhoras idosas que caminhavam sozinhas no passeio, abordavam as mesmas assumindo uma postura afável e simulando serem seus conhecidos, ganhando a confiança das idosas até ao ponto de as convencerem a mostrarem-lhes as jóias em ouro que consigo tivessem, e nesse momento retiravam as mesmas, se necessário pela força, pondo-se em fuga.

Submetidos a primeiro interrogatório na noite do passado dia 24, ficaram ambos os arguidos sujeitos à obrigação de se apresentarem diariamente no posto policial e proibidos de se ausentarem da área da freguesia da sua residência.

Os autos prosseguem para se esclarecer todo o alcance da actuação dos arguidos, com recolha de mais prova.

*

Num outro inquérito da mesma Unidade do MP de Almada, com investigação a cargo da D.I.C./P.J. de Setúbal, foi possível identificar e deter dois indivíduos fortemente suspeitos de terem protagonizado roubos, com utilização de ameaças com caçadeira e de agressões físicas, ocorridos no dia 25/03/2013, num estabelecimento de café-pastelaria, em pleno horário de funcionamento, situado no Monte de Caparica.

Submetidos a interrogatório judicial na noite do passado dia 24, ambos ficaram sujeitos a prisão preventiva, conforme requerido pelo Ministério Público, prosseguindo o inquérito para cabal esclarecimento dos factos.