Relatório de actividades da EUROJUST ano 2012. Casos paradigmáticos envolvendo Portugal.

Está disponível no respectivo site, por ora apenas em língua inglesa, o Relatório de Actividades da EUROJUST do ano de 2012.

Destaca-se a intervenção (aliás noticiada nesta página em 21.05.2012 com referência ao Funchal) protagonizada pelo MP no quadro do combate à criminalidade económica - evasão fiscal, crimes que afectam os interesses financeiros da UE - que permitiu a recuperação de 67 milhões de euros em impostos, dando-se relevo no Relatório à celeridade da resposta das autoridades portuguesas (página 33 do documento).

Noutra área de intervenção prioritária da EUROJUST, destaque também para a intervenção no combate aos crimes contra as crianças - distribuição de material pornográfico envolvendo menores-, a qual requereu a coordenação para execução simultânea, em vários países de uma operação que envolveu, além do mais buscas, apreensões e detenções de suspeitos, tendo Portugal participado nesta acção de cooperação internacional com repercussão na área de Lisboa e com intervenção do MP na PGDL (pág. 34).