Primeiro interrogatório judicial. Roubo. Falsificação de documento. Detenção de arma proibida. Medidas de coação. DIAP de Oeiras/Comarca de Lisboa-Oeste.
A Procuradoria-Geral Regional de Lisboa torna público o seguinte:
O Ministério Público apresentou, no dia 7 de fevereiro de 2023, a primeiro interrogatório judicial três detidos fortemente indiciados pela prática de três crimes de roubo agravado, dois crimes de falsificação de documento e um crime de detenção de arma proibida.
Em data anterior a 11 de outubro de 2022, os arguidos, juntamente com outros indivíduos, engendraram um plano, que concretizaram, consubstanciado em identificar veículos que lhes interessassem em plataformas de venda na internet, tais como a denominada “OLX” , e uma vez identificado um que lhes interessasse , contatavam o respetivo vendedor com quem agendavam um encontro para verificar o veículo e concretizavam o negócio de compra e venda. Já na data e no local acordados com o vendedor e na presença deste e do respetivo veículo, com recurso ao uso da força física e superioridade numérica, faziam seu o veículo pretendido. Para o efeito, deslocavam-se para os locais que viessem a ser indicados pelo vendedores num veículo automóvel pertença de um dos arguidos, com prévia substituição da respetiva chapa de matrícula, por forma a impedir ou pelo menos dificultar a sua identificação. Após terem os veículos na sua posse, os arguidos procediam à sua venda a terceiros.
No dia 2 de fevereiro de 2023, os arguidos e outros dois suspeitos detinham ainda, no interior de uma garagem sita em Mira Sintra, diversas munições, não deflagradas, um punhal e uma arma de caça modificada.
Na sequência do interrogatório judicial e em consonância com o promovido pelo Ministério Público, foram aplicadas a dois arguidos as medidas de coação de apresentações periódicas no posto policial da área da sua residência e de proibição de contatos com os ofendidos, co-arguidos e demais suspeitos e, a outro arguido, a medida de coação de prisão preventiva.
O inquérito é dirigido pelo DIAP de Oeiras.