Primeiro interrogatório judicial. Furtos. Abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento. Prisão preventiva. DIAP de Lisboa/Comarca de Lisboa.

A Procuradoria-Geral Regional de Lisboa torna público o seguinte:

O Ministério Público apresentou a primeiro interrogatório judicial um detido pela prática de cinco crimes de furto, quatro dos quais qualificados, e três crimes de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento, um deles na forma tentada.

Os factos ocorreram em diferentes ocasiões, entre outubro de 2021 e a atualidade, em paragens de transportes públicos ou no interior destes. Encontra-se indiciado que o arguido, por vezes na companhia de outra suspeita, aproveitava momentos de confusão para retirar as carteiras a utentes dos transportes públicos, na maior parte dos casos, turistas.

Com esta conduta, o arguido ter-se-á apropriado de mais de 900 euros em dinheiro e bens bem como de diversos cartões bancários. Encontra-se igualmente indiciado que o arguido e a suspeita utilizaram alguns dos cartões furtados para pagamentos e levantamentos que, no total, ascenderam a mais de 2700 euros.

Na sequência de interrogatório, o arguido, que tem condenações pela prática de crimes de natureza idêntica à dos que agora se indiciam, ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva.

A investigação prossegue sobre direção do DIAP de Lisboa com a coadjuvação da PSP.