Operação “MÉTIS”. Buscas. MP. DIAP do Núcleo de Cascais

tribunal cascais

No âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP do Núcleo de Cascais, realizaram-se hoje duas dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias, nos distritos de Lisboa, Faro e Braga.

Na investigação, a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária, no âmbito de equipa mista constituída com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Direção de Finanças de Lisboa (DFL), foi ainda dado cumprimento a quatro mandados de detenção fora de flagrante delito.

Foram ainda constituídos 11 arguidos – oito pessoas singulares e três pessoas coletivas.

Foi ainda apreendido um vasto acervo probatório, duas viaturas de luxo, que se suspeita terem sido adquiridas com o produto do crime, bem como valores em 1552umerário.

No processo investigam-se factos suscetíveis de consubstanciar ilícitos criminais de associação criminosa e fraude fiscal qualificada.

Em causa está a criação e utilização de diversas empresas fictícias, num esquema de emissão e utilização de faturação falsa, logrando, desse modo, a obtenção de uma vantagem patrimonial no montante global apurado, até ao presente momento, de 4,6 milhões de euros, no período compreendido entre 2015 e 2024.

Nas diligências participaram 80 inspetores da PJ, 6 peritos da UPTI/PJ, 30 inspetores tributários e aduaneiros, 10 elementos do Núcleo de Informática Forense da AT e duas magistradas do Ministério Público.