'Operação Chicote'. Encerramento do Inquérito. Acusação. DIAP de Lisboa.

O MP deduziu acusação contra 19 homens e 2 mulheres no inquérito em que se realizou, há um ano, a 'Operacção Chicote', que envolveu buscas e apreensões em 40 stands, armazéns e sucatas de automóveis em todo do país.

Os arguidos, operando em rede e com subgrupos, furtavam viaturas previamente selecionadas em função da marca e modelo topo de gama, que desmantelavam e ou vendiam em peças, assim repararando e viciando outras viaturas 'salvadas', fazendo retornar os veículos ao mercado, adulterados, mas como se legítimos de tratassem.

Foram imputados os crimes de associação criminosa, furto qualificado, furto simples, falsificação de documento, receptação dolosa, danificação de documento, posse de arma proibida, contrafacção de selos, burla qualificada e coacção e resistência a funcionário.

Um dos arguidos encontra-se em prisão preventiva.

A acusação foi deduzida pela Unidade Especial de Combate ao Crime Especialmente Violento do DIAP de Lisboa. O inquérito, dirigido pelo MP, teve a investigação a cargo da PSP, com intervenção pericial do Laboratório de Polícia Científica da PJ.