<span style='font-size:11px;font-family:trebuchet ms'><b>Novo módulo.<a style='color:#e85e02;font-size:11px;' href='http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/jurel/stj_informacao.php'> Sumários do Boletim do STJ - 20.499 registos.</a> Acesso livre e gratuito

Disponibiliza-se uma base de dados contendo todos os sumários do Boletim Interno do Supremo Tribunal de Justiça desde 1996 até à actualidade.



Tais sumários, cuja grande qualidade vem sendo largamente reconhecida pela comunidade jurídica, são da autoria dos Srs. Juízes Assessores do STJ e constam do Boletim Interno do STJ (livre e gratuitamente acessível ao público no site do STJ em http://www.stj.pt), donde foram extraídos e transpostos para o formato de base de dados, para uso exclusivo nesta página.



A base de dados pode ser pesquisada nos mesmos termos em que o são os restantes módulos deste site: as buscas podem ser feitas por palavras isoladas ou por expressões completas, incidem sobre a totalidade dos sumários e os resultados são ordenados por ordem cronológica decrescente.



Pretendeu-se, com esta iniciativa, contribuir para uma maior divulgação da valiosa jurisprudência daquele Tribunal e, ao mesmo tempo, tornar mais acessível e mais fácil a respectiva pesquisa, proporcionando aos utilizadores do site da PGDL as mesmas ferramentas de busca para todos os módulos.



Tratando-se de jurisprudência do STJ sumariada pelos Srs. Juízes Assessores do STJ, qualquer citação da mesma deverá ser feita por expressa referência ao Boletim Interno do STJ constante do site www.stj.pt e não por referência ao site da PGD de Lisboa.



Aproveitamos o ensejo para prestar aqui a nossa sentida homenagem à memória do Vice-Presidente do STJ, o ilustre Conselheiro Dr. Neves Ribeiro recém-falecido, o qual ciente das actuais limitações da consulta dos sumários de jurisprudência do Boletim Interno publicado no site do STJ, reconheceu, com entusiasmo, a enorme utilidade para as magistraturas e para a comunidade jurídica em geral da sua disponibilização nos moldes que ora se apresentam nesta página, à qual, aliás, teve oportunidade de aceder ainda na fase experimental.