Linha de comboio de Sintra. Assaltos. Desmantelamento de Grupo. Acusação e prisão preventiva. DIAP de Lisboa.

Por despacho de 08.11.11, foi deduzida acusação contra 6 jovens pela prática de vários crimes de roubo qualificado. Os jovens têm idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos, com excepção de um deles, com 26 anos.

Ficou apurado que no período compreendido entre Abril e Agosto deste ano de 2011, estes arguidos, agindo de forma estrategicamente organizada, praticaram vários assaltos por esticão contra passageiros que frequentavam a linha do comboio de Sintra; ficou ainda apurado que os mesmos arguidos assaltaram vários ofendidos na via pública, tendo coagido alguns deles a fazerem levantamentos de dinheiro em máquinas ATM.

Os arguidos actuavam em várias localidades da Grande Lisboa e a respectiva identificação e recolha de provas indiciárias foi possível com a concentração de treze inquéritos, o que sucedeu na sequência do deferimento de competência Distrital ao DIAP de Lisboa através do Despacho nº. 92/11 da Procuradora-Geral Distrital de Lisboa.

Na sequência da concentração da investigação, foi possível efectuar reconhecimentos, recolher fotogramas e autos de visionamentos e efectuar detenções que se tornaram decisivas para o êxito da acção penal.

Encontram-se em prisão preventiva quatro dos arguidos.

A investigação foi executada pela PSP.

A direcção do inquérito, promoção de medidas de coacção e sequente acusação coube à 6ª secção do DIAP de Lisboa.