'IPVoW', Violência Contra Mulheres Idosas em Relações de Intimidade.

A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa esteve presente, em 15 e 16 de Novembro em Berlin, no encontro de trabalho dos peritos do projecto de investigação sobre o tema 'Violência Contra Mulheres Idosas em Relações de Intimidade - IPVoW, Intimate Partner Violence against older Women'.

O projecto desenvolve-se no quadro do Programa Daphne III, da União Europeia.

Visa identificar e caracterizar o fenómeno da violência contra mulheres idosas (aqui entendidas como tendo 60 anos ou mais) na conjugalidade, designadamente na sua especificidade face à violência doméstica contra mulheres em geral e face à violência doméstica e maus tratos contra idosos; identificar que respostas procuram essas mulheres e que respostas lhe são oferecidas; e identificar que respostas deveriam ser efectivamente propiciadas.

Participam no projecto seis países europeus - Portugal, Alemanha, Austria, Hungria, Polónia, Reino Unido, com consultoria de Israel.

O parceiro português é o CESIS - Centro de Estudos para Intervenção Social.

O projecto apresentará resultados em Dezembro de 2010, estando previsto um projecto de sequência, denominado 'Mind the Gap', relativo à avaliação da prática dos países.