Investigação sobre o Stalking em Portugal. Abril, Universidade do Minho.

O Grupo de Investigação sobre o Stalking em Portugal (GISP), coordenado pela Professora Doutora Marlene Matos, irá realizar sessões de formação sobre “Boas práticas no apoio à vítima de stalking”, destinadas a profissionais, nomeadamente: psicólogos/as, assistentes sociais, forças de segurança e profissionais de Justiça.

Com esta iniciativa pretende-se promover uma maior consciencialização sobre o stalking e aumentar os conhecimentos acerca da temática, de modo a promover um melhor reconhecimento e compreensão face a esta forma específica de vitimação.

A formação decorrerá na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, entre as 9:00 e as 13:00. Estão previstas três sessões, cada uma dirigida a diferentes grupos profissionais:

Destinatários: psicólogos/as e assistentes sociais

- 6 de Abril de 2011 (quarta-feira)

Destinatários: forças de segurança

- 7 de Abril de 2011 (quinta-feira)

Destinatários: profissionais de Justiça

- 8 de Abril de 2011 (sexta-feira)

A participação na formação é gratuita, embora a inscrição seja obrigatória e o número de vagas limitado.

Para proceder à inscrição preencha a ficha enviada em anexo e, de seguida, envie-a para projecto.stalking@psi.uminho.pt. Serão aceites inscrições até ao dia 31 de Março de 2011.

O stalking é a 'vitimação, que consiste na experiência de alguém que é alvo, por parte de outrem (o stalker), de interesse e atenção continuados e indesejados (vigilância, assédio, perseguição), que podem gerar ansiedade e medo'