Furtos em superfícies comerciais. Buscas e detenções. MP. DIAP de Lisboa

diap lisboa noticias 5

Ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 13 do artigo 86.° do CPP, informa-se:

No dia 20 de novembro de 2025 o Ministério Público e a GNR deram cumprimento a nove mandados de busca domiciliária, dez mandados de busca não domiciliária e um mandado de busca em instituição bancária.

As diligências visaram uma rede de suspeitos, nacionais e estrangeiros, que, desde outubro de 2024, se dedicava à prática de furtos em superfícies comerciais (shoplifting) e à recetação de artigos furtados.

Em causa estão os crimes de associação criminosa, de furto qualificado, e de recetação.

No decurso da operação foram efetuadas, nos concelhos de Lisboa e Sintra, oito detenções (seis homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e 65 anos). Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial.

Foram recuperados produtos e bens no valor de mais de 100 mil euros e apreendidos vários artigos de ouro, com peso superior a dois quilogramas e avaliados em mais de 200 mil euros. Foram ainda apreendidos mais de 70 mil euros em dinheiro e saldos bancários de diversas contas dos suspeitos, que ascendem a centenas de milhares de euros.

O inquérito, dirigido pela 11.ª secção do DIAP de Lisboa com a coadjuvação da GNR – Unidade de Intervenção – secção de Investigação Criminal, está sujeito a segredo de justiça.