Furtos em ATM´s. Manipulação da máquina com mecanismos de retenção de notas. Crime transnacional organizado. MP no DIAP de Lisboa.

O Ministério Público requereu o julgamento em tribunal colectivo de 3 arguidos pela prática de 37 crimes de furtos qualificados em ATMs, (vulgarmente, caixa multibanco), dos quais dois na forma tentada.

Ficou indiciado que estes arguidos no período de 3 dias apenas, ou seja entre os dias 2 e 8 de Fevereiro de 2014, subtraíram cerca de 200 euros sucessivamente de 35 máquinas de ATM´s através da utilização de um mecanismo fraudulento até esta data inteiramente desconhecido da SIBS e Forward Payment Solutions que consistia no seguinte: os arguidos efectuavam primeiramente uma operação de levantamento de 10 euros e durante essa operação colocavam uma gazua e uma peça metálica, designada por retento,r por forma a ludibriar o funcionamento normal da máquina; dessa forma, a ATM considerava o dispositivo dispensador de notas fechado quando na realidade estava aberto; então, os arguidos faziam um novo levantamento de 200 euros, cujas notas eram capturadas pelo retentor ali introduzido. Nessa altura os arguidos conseguiam apoderar-se das notas, sendo que não ficava registado qualquer débito na conta bancária.

Os arguidos usaram para este efeito cartões Visa Electron e Mastercard supostamente emitidos por bancos na Bulgária.

12 destes crimes foram praticados durante a noite de 5.02, 9 na noite de 6.02, e 10 na noite de 7.02, em Lisboa e arredores.

Por fim, foram surpreendidos em flagrante delito pela PSP na noite de 8.02.14. Após as buscas realizadas foram apreendidos instrumentos e produtos dos furtos e uma lista manuscrita com as localizações dos ATM´s alvos.

Os arguidos são naturais da Roménia. Encontram-se em prisão preventiva.

O inquérito foi dirigido pela UECEV - 11ª secção do DIAP de Lisboa.