Furto de metais não preciosos. Furto de cobre e de aço no Município de Lisboa. Acusações. DIAP de Lisboa.

NUIPC 178/12.0S5LSB - Furto de metais não preciosos, aço./Fonte Luminosa de Lisboa

O Ministério Público deduziu acusação contra quatro arguidos de idades compreendidas entre os trinta e os quarenta anos, pela prática do crime de furto qualificado de dezanove (19) suportes em aço que integravam o sistema de canalização da Fonte Luminosa, propriedade da CML.

Os factos ocorreram na madrugada do dia 7 de Fevereiro de 2012, quando estes arguidos decidiram apropriar-se deste material em metal que fazia parte da estrutura da Fonte Luminosa a fim de posteriormente procederem à sua venda a sucateiros.

Foram surpreendidos por agentes da PSP que os detiveram e conseguiram deste modo apreender todo o material subtraído, no valor de 3.800 Euros.

Neste caso concreto, foi assim possível evitar maiores prejuízos e danificação grave deste monumento.

*

NUIPC 1406/11.5PWLSB - Furto metais não precisos, cobre/Metropolitano de Lisboa.

O Ministério Público deduziu acusação contra dois arguidos de 25 e 17 anos de idade respetivamente, pela prática do crime de furto qualificado de um total de 40 kg de cobre destinado a equipamento de alta tensão, no valor global de 420 euros.

Para o efeito os arguidos, na madrugada de 11 de Outubro de 2011, escalaram a vedação do recinto das oficinas do Metro de Lisboa sitas na Praça Humberto Delgado e dali retiraram dez rolos de cobre e seis terminais em cobre.

Acontece que apesar de se terem posto em fuga, após o alarme dado pelos vigilantes do Metro, acabaram por ser detidos pela PSP que apreendeu todo o metal subtraído.

O processo segue agora para julgamento.

*

Recorda-se no ponto a Circular n.º 3/2012 da PGR