Esclarecimento público. Notícias sobre o alegado médico que abusa de mulheres. DIAP de Lisboa

Transcreve-se o pedido de esclarecimento da Directora do DIAP de Lisboa:



'Ao abrigo da lei de Imprensa e na qualidade de Directora do DIAP de Lisboa, solicito a publicação do seguinte esclarecimento:

1.Nas edições dos dias 30 e 31 de Março, foram publicados dois artigos com os títulos “Cirurgião abusa de 20 doentes” e “Médico faz nova vítima em clínica privada”, atribuindo o processo aos Magistrados da 2ª secção do DIAP de Lisboa e tecendo-se considerações infundadamente censuratórias da actuação do MP neste caso concreto, designadamente quanto ao senhor Procurador da República, dr. João Guerra.

2. Esclarece-se que o processo não é da 2ª secção do DIAP, não é da titularidade do senhor Procurador da República mencionado várias vezes a despropósito, mas sim da 5ª secção de processos.

3. Seja como for o MP tomou as medidas processuais proporcionadas e adequadas ao caso concreto, diligenciou pela salvaguarda da prova , pela protecção dos valores ofendidos e pela rápida conclusão deste inquérito.

4. Saliento que o médico em causa se encontra afastado pelo Serviço Nacional de Saúde.

5. Neste momento o processo encontra-se em investigação na Polícia Judiciária, na qual o Ministério Público delegou competências para a conclusão do inquérito.

6. Oportunamente, após a elaboração do despacho final que compete ao MP, os autos poderão ser consultados para conhecimento do trabalho do MP, aliás como tem sido habitual neste Departamento.

Maria José Morgado'