Encomendas através de internet com uso de cartões de crédito sem consentimento dos titulares. Detenções e medidas de coacção. MP no DIAP de Lisboa / Sede

Foram detidos, no dia 11.01.2016, dois indivíduos do sexo masculino, suspeitos de um crime de receptação agravada p. e p. pelo artigo 231º n.º 4 do Código Penal e de um crime de associação criminosa p. e p. pelo artigo 299º, n.º 2, do Código Penal.

Indivíduos não identificados efectuaram encomendas na Internet, maioritariamente com cartões de crédito estrangeiros e sem consentimento dos seus titulares, cabendo aos arguidos detidos receber estas encomendas na sua morada, na Amadora.

Na posse das mesmas, procediam à sua remessa para África.

Foram registadas, pela UNICRE, 209 transacções tendo como morada a dos arguidos, num valor de €223.150,00, apenas tendo sido autorizadas 24 destas transacções, no valor de €26.325,63, cujos titulares dos cartões ainda se encontram por inquirir e identificar.

Presentes a primeiro interrogatório judicial, foram sujeitos a obrigação de apresentação semanal no OPC da sua residência e a TIR, que já haviam prestado.

A investigação prossegue sob a direcção do MP na 8ª secção do DIAP de Lisboa com a coadjuvação da UNCC da PJ.