Discriminação e incitamento ao ódio e à violência. Buscas e detenções. MP. DIAP de Lisboa
No âmbito de um inquérito dirigido pelo DIAP de Lisboa e no qual se investiga a prática, entre outros, do crime de discriminação e incitamento ao ódio e à violência, realizaram-se, nas ultimas horas, mais sessenta buscas, na maioria domiciliárias.
No decurso das diligências, que decorreram em várias localidades do país, foram efetuadas 33 detenções em cumprimento de mandados fora de flagrante delito e quatro detenções em flagrante delito por posse e detenção de armas.
Encontra-se indiciado que os detidos integravam uma estrutura criminosa, hierarquicamente organizada, que perfilhando a ideologia nazi, desenvolvia atividades que incitavam à discriminação, ao ódio e à violência racial e que tinham em vista intimidar, perseguir e coagir minorias, nomeadamente imigrantes.
Além dos detidos, que serão presentes ao juiz de instrução criminal para aplicação de medidas de coação, foram ainda constituídos mais 15 arguidos.
Na operação participaram dois magistrados do Ministério Público e cerca de três centenas de elementos da Polícia Judiciária (PJ).
O inquérito é dirigido pelo DIAP de Lisboa, sendo o Ministério Público coadjuvado pela Unidade Nacional Contraterrorismo da PJ.