Detenção. Violência após a subtração. Ofensa à integridade física qualificada. Dano com violência. Ameaça. Homicídio qualificado na forma tentada. Roubo. DIAP de Lisboa/Sede.

A Procuradoria-Geral Regional de Lisboa torna público o seguinte:

No âmbito de um inquérito, relacionado com a atuação de elementos de uma claque desportiva, foram realizadas, no dia de hoje, buscas domiciliárias e não domiciliárias tendo sido detidos seis arguidos que serão presentes ao JIC, para primeiro interrogatório judicial, com vista à aplicação de medida de coação.

Em causa está a prática de crimes de violência após a subtração, ofensa à integridade física qualificada, dano com violência, ameaça, homicídio qualificado na forma tentada e roubo.

Segundo os fortes indícios recolhidos, os arguidos, entre pelo menos maio de 2019 e maio de 2020, agrediram violentamente e gratuitamente (em plena via pública e noutros espaços) as vítimas, muitas vezes em situação de superioridade numérica relativamente a estas, e ofenderam o corpo e a saúde de agentes policiais. Uma das vítimas foi atingido no corpo, em zona que aloja órgãos vitais, sofrendo ferimentos que poderiam determinar a sua morte, circunstância que apenas não ocorreu por razões alheias à vontade dos agressores. Mais, os arguidos subtraíram com violência bens que não lhes pertenciam; partiram e danificaram bens contra a vontade dos seus legítimos donos; e dirigiram a ofendido expressões com o propósito de lhe causar medo. Em muitas destas atuações os arguidos usaram navalhas, bastões extensíveis e martelos.

A investigação prossegue sob a direção do MP da 11ª Secção do DIAP de Lisboa/Sede, com a coadjuvação da PSP.