Detenção. Tráfico de estupefacientes. Prisão preventiva. Apresentações periódicas obrigatórias. DIAP do Barreiro/Comarca de Lisboa.

A Procuradoria-Geral Regional de Lisboa torna público o seguinte:

Na sequência de uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes, o Ministério Público apresentou, no âmbito de três inquéritos distintos, quatro arguidos a primeiro interrogatório judicial.

A operação foi desencadeada na manhã do dia 15 de fevereiro de 2023, no Bairro das Palmeiras, no Barreiro.

Num primeiro processo, o detido, na altura da detenção, tinha na sua posse, designadamente mais de 180 gramas de cocaína, mais de 100 gramas de heroína, quase 16 gramas de canábis e 1.168 euros em dinheiro. O arguido já tinha sido condenado duas vezes por crimes da mesma natureza pelo que, em consonância com o promovido pelo Ministério Público, o juiz de Instrução sujeitou-o a prisão preventiva.

No âmbito de um segundo inquérito, foram apreendidos a dois arguidos, um homem e uma mulher, quase 20 gramas de cocaína e mais de 15 gramas de heroína e 881 euros em dinheiro.

Atenta a idade e a ausência de antecedentes criminais ficaram os arguidos sujeitos à medida de coação de apresentações trissemanais no órgão de polícia criminal da área da residência.

Num terceiro processo, o arguido detinha no interior da residência quase 14 gramas de heroína, 1,70 gramas de cocaína, mais de 9,5 gramas de canábis e 84,40 euros. Indiciado pelo crime de tráfico de menor gravidade, o arguido ficou sujeito a apresentações semanais no órgão de polícia criminal da área da residência.

Os inquéritos são dirigidos pelo Ministério Público do Barreiro, com a coadjuvação da Polícia de Segurança Pública.