Detenção. Operação Loki. Associação criminosa. Tráfico de estupefacientes. Branqueamento de capitais. Medidas de coação. DIAP de Oeiras/Comarca de Lisboa Oeste.

A Procuradoria-Geral Regional de Lisboa torna público o seguinte:

Na sequência da emissão de vários mandados de detenção e de busca, ocorreram buscas, no dia 18-05-2024, em vários locais dos concelhos de Oeiras, Sintra e Cascais, visando inicialmente a detenção do núcleo duro da organização, composta pelo cabecilha, colaboradores próximos e distribuidores de estupefacientes, num total de 7 (sete) indivíduos com idades compreendidas ente os 17 e os 36 anos de idade, indiciados pela prática de crimes de associação criminosa, tráfico de estupefacientes, branqueamento de capitais, posse de arma proibida e condução sem habilitação legal; e, numa outra vertente da atividade ilícita (anúncio dos estupefacientes num “mercado virtual” proporcionado por grupos privados da aplicação Telegram, onde vários revendedores lhes adquiriam diversas qualidades e quantidades de narcóticos, os quais eram posteriormente enviados aos seus destinatários através de serviços postais, depois de aqueles terem realizado os correspondentes pagamentos , o que acontecia principalmente através da aplicação MBWay), outras buscas e detenções no dia 20-05-204, nos distritos de Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Vila Real, Viseu e na região autónoma da Madeira, que culminou com a detenção de 5 (cinco) suspeitos adicionais, com idades compreendidas ente os 22 e os 44 anos de idade.

Submetidos a 1º interrogatório Judicial no dia 22.04.2024, foi determinado que 4 arguidos aguardariam os ulteriores termos do processo sujeitos à medida de coação de prisão preventiva, para além do TIR. Quanto aos restantes arguidos, que exerceram um papel secundário na atividade de tráfico de estupefacientes, vão aguardar os ulteriores termos do processo sujeitos às medidas de coação de TIR e obrigação de apresentação bissemanal na esquadra mais próxima da área da sua residência.

O inquérito corre termos no DIAP do Núcleo de Oeiras com a coadjuvação da PSP de Oeiras.