Detenção. Homicídio tentado. Violência doméstica. Maus tratos a animais de companhia. DIAP de Lisboa/Sede.

Informa-se ao abrigo do disposto no art. 86.º, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal, que foi detido, na sequência de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público, um suspeito pela prática de dois crimes de homicídio na forma tentada (nas pessoas da sua mãe e do companheiro desta), um crime de violência doméstica e um crime de maus tratos a animais de companhia.

No essencial resulta fortemente indiciado que o arguido, de 29 anos, desde pelo menos 2013 agiu com o propósito de molestar física e psicologicamente a mãe e o companheiro desta, tendo em Junho de 2017 e Outubro de 2018 a situação se agravado, desferindo o arguido facadas na zona da cabeça e peito dos ofendidos e no corpo do animal de companhia, com o intuito de lhes tirar a vida, apenas não o logrando por força da intervenção de terceiros.

Submetido a perícia psiquiátrica o arguido foi considerado inimputável perigoso, pelo que presente a 1.º Interrogatório Judicial, a 23/10/2018, foi-lhe aplicada a medida de coacção de prisão preventiva, substituída pela medida de internamento preventivo em hospital psiquiátrico de natureza contentora, em razão do concreto perigo de continuação da actividade criminosa.

O inquérito encontra-se em segredo de justiça.

O inquérito prossegue sob a direcção do MP da 7ª secção do DIAP de Lisboa.