Detenção. Homicídio tentado. Ofensa à integridade física qualificada. Coação. Prisão preventiva. DIAP-Sede/Comarca de Lisboa.

A Procuradoria Regional de Lisboa informa o seguinte:

O Ministério Público apresentou a primeiro interrogatório judicial um detido, extraditado do Reino Unido, indiciado pela prática de cinco crimes de homicídio qualificado na forma tentada, dois crimes de ofensa à integridade física qualificados, dois crimes de ameaça agravada, um crime de coação agravada na forma tentada, um crime de dano e cinco crimes de furto qualificado.

Em causa está um inquérito que teve origem em certidão extraída de um processo que foi objeto de acusação em março de 2022 e que, presentemente, se encontra em julgamento.

Encontra-se indiciado que o arguido, agora presente a primeiro interrogatório, integrava um grupo que usava de violência extrema para exercer influência na zona da Mouraria e controlar os lojistas bengali que ali estabeleciam negócio.

Realizada a diligência, o juiz de Instrução Criminal decidiu aplicar ao arguido a medida de coação de prisão preventiva.

No âmbito deste inquérito mais recente, oportunamente foi extraditado de França um outro arguido que também se encontra sujeito à medida de coação mais gravosa.

A investigação, que se encontra a cargo da Polícia Judiciária, é dirigida pelo DIAP de Lisboa.