Detenção. Homicídio qualificado tentado. Detenção de arma proibida. Prisão preventiva. DIAP do Montijo/Comarca de Lisboa.

A Procuradoria-Geral Regional de Lisboa torna público o seguinte:

Foi detido e presente ao JIC, a 21.01.2021, para primeiro interrogatório judicial, um arguido indiciado pela práticas dos crimes de homicídio qualificado na forma tentada e de detenção de arma proibida.

Segundo os fortes indícios recolhidos, o arguido de 69 anos de idade, reformado, sem antecedentes criminais, e que cuidava da neta, filha do ofendido, na sequência de uma troca de palavras com este, apontou-lhe uma arma de fogo, efectuando vários disparos com a mesma na direção do corpo do ofendido que apenas não atingiram órgãos vitais deste por razões alheias à sua vontade. O arguido agiu com intenção de tirar a vida ao ofendido. O arguido detinha a arma de fogo sem que fosse possuidor de licença ou autorização para tal.

O arguido ficou sujeito às medidas de coação de TIR, apresentações diárias ao OPC da área de residência, proibição de contactar, por qualquer meio, com o o ofendido, de frequentar o local da residência deste e de deter ou adquirir qualquer arma ou objeto que se destine a agressões contra pessoas.

O inquérito não se encontra em segredo de justiça.

A investigação prossegue sob direção do Ministério Público do DIAP do Montijo, Comarca de Lisboa, com a coadjuvação da GNR do Montijo.