Detenção. Homicídio qualificado tentado. Ameaça agravada. Detenção arma proibida. Prisão preventiva. DIAP do Barreiro/Comarca de Lisboa.

A Procuradoria-Geral Regional de Lisboa torna público o seguinte:

O Ministério Público apresentou a primeiro interrogatório judicial um detido fortemente indiciado pela prática de um crime homicídio qualificado na forma tentada, seis crimes de ameaça agravada e um crime de detenção de arma proibida.

Resulta fortemente indiciado nos autos que, num primeiro momento, no dia de 23 de outubro de 2023, na sequência de uma discussão motivada por uma suposta dívida de 20 euros, o arguido, exibindo uma caçadeira e facas de cozinha, ameaçou de morte os seus tios, na casa que com estes partilhava, no Lavradio.

Horas mais tarde, o detido surpreendeu as vítimas nas imediações da residência e desferiu uma pancada na cabeça do tio com barrote de madeira, tendo, de seguida, tentado estrangular o ofendido.

Encontra-se ainda indiciado que, depois de detido, o arguido intimidou e ameaçou agentes da PSP.

Realizado o interrogatório, o tribunal determinou que o arguido ficasse a aguardar os ulteriores termos do processo em prisão preventiva.

O inquérito é dirigido pelo Ministério Público do Barreiro, com a coadjuvação da Polícia Judiciária.