Detenção. Homicídio qualificado na forma tentada. Perseguição agravada. Ofensa à integridade física qualificada. Prisão preventiva. DIAP de Sintra/Comarca de Lisboa Oeste.

Foi detido e presente ao JIC, no dia 1.7.2020, para primeiro interrogatório, um arguido indiciado pela prática de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, em concurso efetivo, com um crime de perseguição agravada e ainda um crime de ofensa à integridade física qualificada.

Segundo os fortes indícios recolhidos, na sequência de rivalidades grupais o arguido, juntamente com outros indivíduos, pelo menos em duas situações distintas agrediu o ofendido. No dia 11.3.2020, na Estação das Mercês, o arguido avistou a vítima no interior de um autocarro e, decidiu fazer-lhe uma espera. Munido de uma faca entrou no autocarro e, com o auxílio dos outros indivíduos que agarraram o ofendido, desferiu três golpes na perna direita da vítima.

O ofendido ainda sofreu outros golpes, na perna direita e no braço esquerdo e foi também atingido por pedras e um ferro que lhe causaram traumatismo crânio-encefálico.

Após as agressões o arguido e demais indivíduos abandonaram o autocarro deixando a vítima praticamente inconsciente e a sangrar.

O arguido agiu com intenção de causar a morte ao ofendido.

Ao arguido foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A investigação prossegue sob a direção do MP do Diap Núcleo de Sintra/Comarca de Lisboa Oeste.