Detenção. Homicídio qualificado forma tentada. Detenção de arma proibida. Ameaça agravada. DIAP Almada/Comarca Lisboa.

A Procuradoria-Geral Regional de Lisboa torna público o seguinte:

Foi detido e presente ao JIC, para primeiro interrogatório, um arguido indiciado pela prática de dois crimes de homicídio qualificado, na forma tentada, detenção de arma proibida e ameaça agravada.

O arguido é suspeito de ter-se deslocado cerca das 2H00 do dia 13 de setembro de 2020, ao bairro “ Quinta da Panajoia”, acompanhado de mais três indivíduos, onde se desentendeu com a vitima do sexo masculino envolvendo-se numa discussão.

Inconformado, o arguido, que trazia consigo uma faca, dirigiu-se à vitima dizendo-lhe “ vou-te matar a ti e aos teus filhos”, saindo do local em seguida.

Cerca de 15 a 20 minutos depois, conduzindo a alta velocidade e munido de uma arma de fogo de calibre 7,35, regressou ao bairro e, empunhando arma de fogo, para a qual não tinha qualquer licença, disparou em direção às vitimas, na presença de vários populares, entre os quais crianças.

O arguido ainda voltou a disparar, atingindo um popular do sexo feminino que tentava fechar a porta da barraca, provocando-lhe lesões várias no braço esquerdo.

De seguida, conseguiu introduzir-se na barraca, empunhou, de novo, a arma de fogo em direção ao indivíduo com quem encetara inicialmente a contenda, tendo-se envolvido fisicamente e ainda disparou em direção à vítima com a arma que empunhava, não o conseguindo atingir porém, por motivos alheios à sua vontade.

Na sequência do interrogatório, o Ministério Público requereu a aplicação ao arguido da medida de coação de prisão preventiva, a qual foi aplicada pela Juiz de Instrução.

A investigação prossegue sob direção do Ministério Público de Almada do DIAP da Comarca de Lisboa, com a coadjuvação da Policia Judiciária (Diretoria de Setúbal).

O inquérito encontra-se em segredo de justiça.