Detenção. Homicídio qualificado. Detenção de arma proibida. Prisão preventiva. DIAP de Lisboa/Sede.

A Procuradoria-Geral Regional de Lisboa torna público o seguinte:

Foram detidos, pela PSP, e presentes ao JIC, no dia 20-06-2020, para primeiro interrogatório, dois arguidos indiciados pela prática, em co-autoria, de um crime de homicídio qualificado, praticado com arma de fogo e cada um, de um crime de detenção de arma proibida.

Segundo os fortes indícios recolhidos, os arguidos, no dia 18 de junho de 2020, no Bairro da Horta Nova, em Lisboa, após uma primeira troca de palavras com o ofendido (que ali se tinha deslocado à procura de um dos arguidos), abandonaram o local de carro. Regressaram, contudo, pouco depois com a intenção de colocar termo à vida da vítima. Para tal, um dos arguidos, munido de uma arma de fogo e com perfeito conhecimento do outro arguido, disparou um tiro que atingiu o ofendido no hemitórax, causando-lhe lesões que determinaram a sua morte. Em seguida, os arguidos abandonaram o local apeados.

Aos arguidos foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva em razão da verificação dos perigos de continuação da atividade criminosa, de fuga, de perturbação da ordem e da tranquilidade públicas e de perturbação do decurso do inquérito.

A investigação prossegue sob a direção do MP do DIAP de Lisboa/Sede, Comarca de Lisboa.