Detenção com mandados emitidos pelo MP fora de flagrante delito. Acção desenvolvida com a GNR. Prisão preventiva. Comarca de Almada

Na sequência de mandados de detenção fora de flagrante delito emitidos pelo Ministério Público de Almada, no dia 20.10.2011, a GNR consumou a detenção de de um homem de nome Ricardo, apresentado ao Ministério Público no dia seguinte à detenção.

Submetido a interrogatório judicial, foi decretada a sua prisão preventiva.

Trata-se de individuo com vastissimo historial criminal, que sofreu diversas penas de prisão efectiva que cumpriu, e sobre o qual impendem fortes suspeitas da autoria dos factos criminosos, furtos simples e qualificados denunciados em, pelo menos, cerca de sessenta processos.

Já o mesmo indíviduo tinha sido apresentado a interrogatório judicial durante o turno de férias, no dia 29.07.2011 (processo n.º 172/11.9MALSB) mas nessa data entendeu o Tribunal restituí-lo à liberdade, com TIR (art.º 196.º CPP).

Desde então, por orientação do MP, o Órgão de Polícia Criminal competente - a GNR da Costa da Caparica - realizou diversas diligencias, logrando carreaar para os autos indícios seguros que permitiram imputar-lhe 7 crimes de furto simples e qualificados e de detenção de arma proibida.