Criminalidade grupal violenta. Roubos e sequestros na zona de Alfama, em Lisboa. Acusação e prisão preventiva. DIAP de Lisboa.

O Ministério Público deduziu acusação, no dia 13.09.12, contra 19 arguidos pertencentes a um numeroso grupo de indivíduos jovens, que, na zona de Alfama, agiam de um modo concertado , violento e organizado, levando a cabo diversos ilícitos contra o património de terceiros, mantendo sob terror a população da referida zona de Lisboa com a prática de roubos, agressões e ameaças que praticavam contra os moradores, turistas e comerciantes.

Os factos ocorreram entre o período compreendido de Março de 2011 a Fevereiro de 2012.

Os arguidos eram quase todos residentes também no Bairro e encontravam-se diariamente no centro de Alfama, onde são conhecidos, impondo do receio pelo número de elementos do grupo e devido ao conhecimento que a população tem da forma violenta da sua actuação, na qual os arguidos utilizam além do mais técnicas de imobilização susceptíveis de provocar lesões aos ofendidos.

Alguns dos arguidos detêm experiência e conhecimentos técnicos da modalidade de “Ju Jitsu”, sendo seguidos pelos restantes.

Esta actividade cessou com a prisão preventiva de 6 dos arguidos principais e a prisão domiciliária de mais 2 arguidos.

O inquérito foi dirigido pela 6ª secção do DIAP de Lisboa.