Criminalidade especialmente violenta. Roubo. Homicídio. Buscas. Detenções. DIAP de Sintra/Comarca de Lisboa Oeste.

Ao abrigo do disposto no art. 86.º, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa torna público o seguinte:

Realizou-se no dia 21.03.2017 uma operação policial no âmbito de um inquérito da 4ª secção do DIAP de Sintra, que tem por objecto factos susceptíveis de integrar a prática de crimes de roubo qualificado e de homicídio, ocorridos no Lourel e na A16, Sintra, em Fevereiro de 2016.

A operação ocorreu depois de um ano de investigações, dirigidas pelo MP, e teve por base mandados de detenção, 18 mandados de busca domiciliária e um mandado de busca não domiciliária.

Foram detidos e constituídos arguidos 6 indivíduos, três dos quais foram interrogados pelo MP e restituídos à liberdade, sujeitos a Termo de Identidade e residência.

Os outros três detidos foram apresentados ao JIC no dia 22.03.2017, tendo os interrogatórios sido iniciados e prosseguindo no dia de hoje.

No âmbito do mesmo inquérito foram anteriormente detidos outros três arguidos, um dos quais se encontra preso preventivamente à ordem deste processo, desde 26.01.2017, na sequência do cumprimento no Reino Unido de mandado de detenção europeu emitido pelo MP.

O resultado da investigação apenas foi possível graças à total articulação e cooperação entre a UNCT da PJ, o MP, o JIC, e, no que respeita ao cumprimento do MDE, da EUROJUST.

O processo encontra-se em segredo de justiça.

A investigação prossegue sob a direcção do MP do DIAP de Sintra, com a coadjuvação da UNCT da PJ.