Criminalidade especialmente violenta. Raptos, roubos, sequestros. Emissão de mandados de detenção pelo Ministério Público. DIAP de Lisboa.

No NUIPC 118/10.1JBLSB , o Ministério Público emitiu sete mandados de detenção contra sete arguidos que integravam um grupo com a finalidade de praticar raptos de indivíduos ligados ao tráfico de estupefacientes, exigindo-lhes, em contrapartida da libertação e da vida, quantias avultadas.

O grupo também se dedicava à comercialização de heroína e de cocaína.

O grupo era dirigido, a partir do interior da prisão, por determinado arguido que se encontra em cumprimento de uma pena de prisão.

Foram recolhidos fortes indícios da prática por estes arguidos de vários crimes especialmente violentos, designadamente um rapto ocorrido no dia 20.07.2011; neste rapto os arguidos utilizaram arma de fogo, espancaram brutalmente a vítima e lograram obter em troca da sua libertação, a entrega forçada de 98.000 euros.

Na sequência dos mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público, a equipa da UNCT da PJ surpreendeu os arguidos na execução de um outro rapto de um empresário, a cuja família exigiam a entrega de 100.000 como resgate. Surpreendidos pela polícia, os arguidos foram detidos e a vítima foi libertada no dia 22.11.

No mesmo processo estavam já quatro indivíduos em prisão preventiva, tendo sido detidos na posse de cerca de 2 quilogramas de heroína e 1 quilograma de cocaína.

A investigação é dirigida pela UECEV do DIAP de Lisboa e executada pela UNCT da PJ.

Os arguidos serão apresentados no dia 23/11, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coacção adequadas.