Criminalidade especialmente violenta de motivação politica extremista. Buscas e detenções de âmbito nacional. Discriminação racial, religiosa e sexual. Homicídio tentado. Ofensa à integridade física qualificada. Roubo. Dano. DIAP de Lisboa/Sede

Ao abrigo do disposto no art. 86.º, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa torna público o seguinte:

No âmbito de um inquérito da 11ª secção do DIAP de Lisboa foram emitidos mandados de busca e detenção visando 17 suspeitos e 35 residências, sitas em Braga, Lisboa e Albufeira.

No inquérito investigam-se crimes de discriminação racial, religiosa e sexual, homicídio qualificado tentado, ofensa à integridade física qualificada, roubo e dano, em que são suspeitos indivíduos que actuam no seio de uma organização fortemente hierarquizada, de âmbito internacional, os Sinkheads neonazis liderados pela Hammer Skin Nation- o mais violento e organizado grupo de extrema direita, formado em Dallas, em 1988, e que se expandiu pelos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia - com o propósito de fomentarem ações violentas contra indivíduos de raça negra, indianos, de orientação sexual diferente da deles e refugiados, usando as redes sociais da internet para o incitamento ao ódio, discriminação racial, perseguição e violência física, perfilhando a ideologia nazi e exaltando a superioridade da raça branca, e que, nosso país, pretendem, além do mais, expulsar ou impedir a entrada em Portugal de todas as minorias étnicas.

No âmbito dessa actividade, no período compreendido entre 03 de Novembro de 2013 e 20 de Setembro de 2015, os suspeitos, motivados pela referida discriminação, terão agredido vários indivíduos e tentado causar a morte de um outro, bem como subtraído com violência e/ ou danificado bens pertencentes a outros indivíduos.

A operação iniciou-se esta manhã e está a cargo da UNCT da PJ.

Foram já detidos 16 dos suspeitos visados pelos mandados de detenção e 4 outros cujas detenções resultaram das buscas realizadas.