Criminalidade económica. Fraudes bancárias. Investigação. Esclarecimento nos termos do artº 86 n.º 13 do CPP. MP no DIAP de Lisboa

No dia 07.02.2013 foram realizadas 16 buscas na área da grande Lisboa, sendo duas a escritórios de advogados, uma a agência imobiliária e oito buscas domiciliárias, tendo sido detidos cinco suspeitos, no âmbito de uma investigação para apuramento de factos ilícitos relacionados com actividade imobiliária e intermediação através da qual, segundo prova indiciária recolhida, estes suspeitos faziam empréstimos junto de instituições bancárias com documentação falsa (supostos recibos de vencimento, declarações IRS, notas de liquidação de IRS, comprovativos de morada e de trabalho), de forma idónea a convencer os bancos da solvabilidade económica dos clientes angariados e candidatos aos empréstimos.

Foram apreendidos 17.300 dólares falsos, inúmera documentação falsa, artigos em ouro e uma cópia electrónica de um selo branco das Finanças.

Os detidos foram presentes para primeiro interrogatório judicial, indiciados por crimes de falsificação de documentos, burla qualificada, aquisição de moeda falsa para pôr em circulação.

Dois dos arguidos ficaram em prisão preventiva e os demais ficaram com apresentações quinzenais e semanais no OPC.

As buscas foram executadas pela da 5ª Esquadra de Investigação Criminal da PSP, OPC encarregue da investigação do processo, com a participação de 6 magistrados (3 MP e 3 JIC), sendo de assinalar que os interrogatórios judiciais, iniciados na tarde de sexta-feira, se prolongaram para sábado.

Esta informação é dada ao abrigo do disposto na alínea b) do nº13º do artº 86º do CPP.