Crime violento em Lisboa e Loures. Roubos, sequestros e burlas informáticas contra condutores de veículos de luxo. DIAP de Lisboa.

Em 12.06.2012, o Ministério Público deduziu acusação contra dois arguidos pela prática de vários crimes de roubo qualificado, sequestro e burlas informáticas.

Ficou suficientemente indiciado que os arguidos agiam concertada e reiteradamente no sentido de abordarem, na via pública, indivíduos que fossem condutores de viaturas de luxo a fim de lhes subtraírem violentamente todos os valores que transportassem consigo, procedendo ao levantamento de quantias em dinheiro através do uso dos cartões de débito ou de crédito dos ofendidos.

Para o efeito, os arguidos forçavam os ofendidos a entrarem nas viaturas, onde permaneciam mediante a ameaça de armas de fogo, enquanto lhes retiravam todos os valores e lhes exigiam a revelação do código dos cartões de multibanco.

Em seguida procediam ao levantamento das quantias em dinheiro em diversas caixas ATM, enquanto circulavam pela cidade de Lisboa ou na região de Loures, mantendo os ofendidos sequestrados no interior das viaturas.

Deste modo, os arguidos praticaram estes crimes no período compreendido entre os dias 8 de Novembro de 2011 e 20 de Dezembro de 2011, tendo sido detidos em seguida.

Os arguidos encontravam-se desempregados e faziam modo de vida desta actuação criminosa. Um dos arguidos encontrava-se em liberdade condicional.

Foram agregados 8 inquéritos e deferida a competência distrital ao DIAP de Lisboa.

A investigação foi dirigida pelo Ministério Público da Unidade Especial contra o Crime Especialmente Violento do DIAP de Lisboa e executada pela 3ª Esquadra de Investigação Criminal da PSP.