Crime organizado, assaltos a postos de combustível. 'Gang do tabaco - PACs'. Prisão preventiva. MP no DIAP de Lisboa.

Ficaram em prisão preventiva os sete arguidos detidos pela GNR no dia 6.12.2013, fortemente indiciados pela prática dos crimes de associação criminosa, furtos qualificados, danos qualificados e falsificação de documentos.

No essencial apurou-se que estes arguidos constituíram um grupo hierarquicamente organizado e com distribuição de tarefas entre si, com a finalidade de praticarem sistematicamente assaltos a lojas existentes nos postos de abastecimento de combustíveis (PAC´s ). Para o efeito, os arguidos subtraíam previamente as viaturas que utilizavam, planeavam as suas acções criminosas, transportavam consigo marretas, machados, pés de cabra que utilizavam para abrir buracos, quebrar barreiras à sua entrada nos estabelecimentos comerciais e inutilizar os sistemas de comunicação interna para melhor alcançarem os seus objectivos criminosos.

Esta actividade criminosa com inicio na área metropolitana de Lisboa, alargou-se transversalmente a diversas zonas do país durante o ano de 2013, até à detenção dos arguidos.

A sua identificação e recolha de provas só foi possível graças à concentração da investigação de dezenas de casos com a agregação de dezoito inquéritos.

A investigação prossegue dirigida pela UECEV no DIAP de Lisboa, sendo executada pela GNR.