Contrafacção de títulos equiparados a moeda. Burla informática qualificada. Falsidade informática. Falsificação de documento. Prisão preventiva. DIAP de Lisboa/Sede

Foram detidos e apresentados a primeiro interrogatório judicial, no dia 10.05.2016, dois arguidos fortemente indiciados da prática, em co-autoria, dos crimes de contrafacção de títulos equiparados a moeda, burla informática qualificada, falsidade informática e falsificação de documento.

Entre finais de Dezembro de 2015 e 08 de Maio de 2016, os arguidos entraram na posse dos dados informáticos constantes das bandas magnéticas de pelo menos 208 cartões bancários de crédito e de débito, emitidos por instituições bancárias estrangeiras, na sua maioria dos EUA, Reino, Unido, Coreia do Sul e Argentina. Posteriormente, procederam à cópia desses dados informáticos e à gravação dos mesmos em cartões bancários e não bancários (cartões brancos), com os quais efectuaram, no período compreendido entre 01 de Janeiro de 2016 e 08 de Maio de 2016, em especial nas áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto, transacções no valor global de pelo menos € 140.726,73.

Os dois arguidos ficaram em prisão preventiva.

A investigação prossegue sob a direcção do MP na 3ª secção do DIAP de Lisboa, sendo executada pela PJ.