Contrabando qualificado de tabaco. Apreensão de grande quantidade de cigarros. DIAP de Lisboa.

O Ministério Público da 3ª secção do DIAP de Lisboa, com a Unidade Nacional Contra a Corrupção da PJ, realizaram, no dia 27 de Junho de 2012, a detenção em flagrante delito de oito indivíduos, todos cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 35 e os 53 anos, pela prática dos crimes de associação criminosa, contrabando e contrabando de circulação, ambos qualificados.

Foi efectuada a apreensão de, aproximadamente, DEZ MILHÕES DE CIGARROS de contrabando, de valor sempre superior a DOIS MILHÕES DE EUROS, a que corresponde uma prestação tributária em falta que ascende a cerca de UM MILHÃO E SEISCENTOS MIL EUROS.

A mercadoria apreendida, circulava dissimulada como têxteis e foi introduzida em território nacional por via marítima, destinando-se, provavelmente, ao mercado britânico, atento às inscrições de teor e de saúde em língua inglesa.

Na intervenção policial desencadeada pela PJ foi ainda apreendida a viatura pesada de mercadorias e semi-reboque, utilizada no transporte do contentor, duas viaturas ligeiras de transporte de mercadorias e um veículo ligeiro de passageiros, para além de, aproximadamente, onze mil euros em numerário.

Os detidos foram interrogados pelo Ministério Público.

Esta é a segunda apreensão efectuada em inquéritos da 3ª secção do DIAP de Lisboa ao longo do presente ano, num total que ascende a, cerca de VINTE MILHÕES DE CIGARROS, de diferentes marcas, com e sem selo, provenientes do Médio e do Extremo Oriente, de valor total que entre os QUATRO a CINCO MILHÕES DE EUROS, a que corresponde a uma prestação tributária em falta de cerca de QUATRO MILHÕES DE EUROS.