Condenação de sete jovens por assaltos nos combóios da Linha de Sintra. NUIPC n.º 12/11.9PJSNT. Grande Instância Criminal da GLN/Sintra.

Um ano após as detenções dos arguidos, a 2ª secção do Juízo de Grande Instância Criminal de Sintra concluiu o julgamento de um grupo de 7 jovens delinquentes que, entre Agosto de 2010 e Fevereiro de 2011, semeram o terror na Linha de Sintra, praticando vários roubos, com violência e uso de armas brancas, no interior dos comboios, nas estações ou nas suas imediações. Numa das situações tentaram, ainda, violar uma das vítimas.

O Acórdão foi lido hoje.

Condenou 6 dos jovens em penas de prisão efectiva, entre 5 e 11 anos, e em penas de expulsão do território nacional. E condenou ainda 1 dos jovens, o sétimo, envolvido apenas num dos assaltos, a pena de prisão, suspensa na sua execução, com regime de prova.

As penas aplicadas correspondem ao que foi pedido pelo Mº Pº.

Os indivíduos são nascidos entre 1993 e 1987.

O tribunal ordenou ainda a recolha de amostras de ADN relativamente a 6 dos condenados, para inserção na base de dados de perfis de ADN (Lei n.º 5/2008).

Os ora condenados estão sujeitos a prisão preventiva desde Fevereiro/Março de 2011 e aguardam o trânsito em julgado da decisão nessa situação.