Caso da agressão da menor exibido na internet. ACTUALIZAÇÃO do esclarecimento público.<br>

Ao abrigo do disposto no art. 86º nº 13 do CPP, actualiza-se a informação prestada no dia 25 p.p.:

No caso da violenta agressão praticada por duas jovens contra outra jovem de 13 anos de idade, filmada por outro jovem e divulgada através do FaceBook, na sequência da instauração de processo-crime no dia 25 de Maio, o MP do DIAP de Lisboa com a coadjuvação da PSP, ordenou a realização de todas as diligências urgentes para a recolha de provas, identificação dos autores do crime e protecção da ofendida.

Nesse sentido, foram ordenadas e realizadas buscas domiciliárias com a apreensão do telemóvel e do computador de um dos arguidos que filmou a agressão.

No dia de hoje, 27 de Maio, na sequência de mandados emitidos pelo do MP, a PSP efectuou a detenção dos autores do crime, uma jovem de 16 anos e um jovem de 18 anos, sendo que, relativamente à outra jovem agressora, co-autora, por ser menor de 16 anos, o expediente foi remetido para o Tribunal de Família e Menores.

O MP do DIAP de Lisboa ordenou a emissão dos mandados de detenção atendendo, designadamente, à gravidade das ofensas à integridade física qualificadas indiciadas, à perversidade de actuação dos dois arguidos detidos (criminalmente imputáveis) que incluiu a divulgação da violenta agressão através da Internet, provocando intranquilidade e alarme social intenso.

O MP fará a apresentação dos arguidos detidos amanhã, dia 28 de Maio, ao Juiz de Instrução Criminal, para determinação das medidas de coacção, que promoverá adequadamente.

A investigação criminal é dirigida no DIAP de Lisboa pelo MP da 6ª secção e é executada pela PSP.

Quanto à agressora menor de 16 anos, o expediente foi entretanto remetido ao Tribunal de Família e Menores de Loures, por ser o competente face à regra da Lei Tutelar Educativa (residência do menor), sendo autuado com inquérito tutelar educativo.