Atualização. Acusação. Roubo agravado. Detenção de arma proibida. Condução sem habilitação legal. Prisão preventiva. DIAP de Almada/Comarca de Lisboa.

Na sequência da atualidade divulgada no dia 12.6.2020, a PGRL informa que o Ministério Público deduziu acusação contra quatro arguidos, perante tribunal coletivo, imputando-lhes a prática de um crime de roubo, um crime de detenção de arma proibida, um crime de condução sem habilitação legal e ainda uma contraordenação de detenção ilegal de arma.

No essencial ficou suficientemente indiciado que os arguidos, no dia 4 de Junho de 2020, se deslocaram, de comum acordo, a um estabelecimento de restauração, sito na Charneca da Caparica, fazendo-se transportar no veículo conduzido por um deles, sem habilitação legal para o efeito, ficando o condutor no interior do veículo enquanto os demais entravam no estabelecimento encapuzados e empunhando armas de fogo, sendo que uma das armas estava municiada e pronta a disparar. De forma concertada os arguidos aproximaram-se de um cliente, apontaram-lhe uma das armas de fogo ao peito, ordenando-lhe que se deitasse e, perante a hesitação da vítima, atingiram-no na cabeça com a coronha da arma, após o que lhe subtraíram uma mala que continha no seu interior documentos e dinheiro. Os arguidos colocaram-se de seguida em fuga, vindo a ser localizados e detidos por militares da GNR do Comando de Almada - Charneca da Caparica.

O Ministério público requereu ainda a expulsão de dois arguidos que se encontram em situação irregular em território nacional

Dois arguidos permanecem em prisão preventiva e outro sujeito a obrigação de permanência na habitação com recurso a equipamento de vigilância eletrónica.

O inquérito foi dirigido pelo MP do DIAP de Almada/Comarca de Lisboa.