Assaltos a supermercados na Grande Lisboa. Encerramento do Inquérito. Acusação. Prisão preventiva. DIAP de Lisboa - UECCV.

Foram acusados 6 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos por assaltos à mão armada cometidos nos supermercados Intermarché, em Santa Iria da Azóia e no Carregado, em Março e Maio de 2009.

Os indivíduos, 5 homens e 1 mulher, tinham relações de amizade e familiares entre si e decidiram formar um grupo para se apropriarem de dinheiro dos estabelecimentos comerciais, usando armas de fogo - designadamente uma caçadeira de canos serrado - e violência física contra as pessoas, bem como viaturas automóveis que previamente roubaram.

Foram acusados de crimes de roubo agravado, sequestro agravado, receptação, detenção de arma proibida e de tráfico de produto estupefaciente.

Quatro arguidos estão em prisão preventiva e um está sujeito a obrigação de permanência na habitação com vigilância electrónica. O sexto elemento, uma mulher, está em liberdade, sendo-lhe imputado apenas um crime de detenção de arma proibida.

No inquérito, o Ministério Público deduziu pedido de indemnização civil contra os arguidos, em representação do Estado, por lesões a elemento da PSP e danos em viatura desta.

O inquérito foi dirigido pelo DIAP de Lisboa - Unidade Especial de Combate ao Crime Especialmente Violento. A acusação é de 04.11.2009.