Assaltos a instituições bancárias na Grande Lisboa e Sul. Encerramento do Inquérito. Acusação. Prisão preventiva. DIAP de Sintra - Comarca da Grande Lisboa Noreste.

O Ministério Público deduziu acusação contra dois arguidos pela prática de roubos à mão armada a instituições bancárias, nos meses de Abril a Junho de 2009, tendo sido alvos o Barclays Bank de Mem Martins, o Barclays Bank de Oeiras, o Barclays Bank de Portimão, o Barclays Bank de Alverca, o Banif de Lagos, o Barclays Bank de Olhão, o Barclays Bank de Faro, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Sagres, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alvor, o Barclys Bank de Santiago do Cacém e o Barclays Bank de Mafra.

Os dois arguidos, de 24 e 30 anos, foram acusados pela prática, em co-autoria, de um crime de roubo agravado, na forma consumada. Um dos arguidos foi ainda acusado pela prática em autoria singular, e em concurso efectivo de nove crimes de roubo agravado, na forma consumada, de um crime de roubo agravado, na forma tentada, de onze crimes de detenção de arma proibida, e de quatro crimes de coacção agravada, na forma consumada.

Contra um dos arguidos, estrangeiro, foi requerida a expulsão do território nacional.

Foi ainda requerida para os dois arguidos a recolha de adn para a base de dados de investigação criminal.

Ambos permanecem em prisão preventiva.

A investigação foi dirigida pela 4ª Secção do DIAP de Sintra-GLN e esteva a cargo da Unidade Nacional Contra o Terrorismo da Polícia Judiciária.

A acusação é de 03 de Dezembro de 2009.