Assaltos a estudantes na via pública em Almada. Prisão dos 3 arguidos. Ministério Público em Almada.

O Ministério Público, em 24.01.2013, apresentou sob detenção a interrogatório judicial, e propôs a aplicação da prisão preventiva, a três arguidos, de 21, 20 e 19 anos, por assaltos a jovens estudantes na via pública, em Almada, situação que na tarde de dia 22 causou grande alarme público e eco mediático.



Tratam-se de 3 arguidos que actuavam num quadro de delinquência juvenil, grupal e móvel, sendos os três de Loures, deslocando.-se a Almada para cometer roubos, com agressões às vítimas e uso de armas brancas, e que foram encontrados em posse de duas dessas armas e diversos telemóveis e outros bens subtraídos a quem atacaram.



O alarme, surgido no dia 22 de Janeiro, levou a PSP de Almada a pronta actuação no terreno e, em contacto com vítimas, a recolher a indicação da aparência dos agressores, por essa via localizados, interceptados e detidos, em quase flagrante delito em posse das armas e bens roubados.



O MInistério Público de Almada - Unidade Especial do Contra o Crime Violento orientou depois a PSP, que dedicou o dia 23 à realização de numerosas diligências probatórias, identificando possíveis vítimas, restituindo a estas bens encontrados na posse dos arguidos, recolhendo depoimentos, realizando reconhecimentos pessoais e recolhendo informação sobre antecedentes dos arguidos.



No dia 24, o Ministério Público, que procedeu à integração num só processo das diferentes notícias de roubos / inquéritos, nele incorporou toda a matéria probatória, assim se indiciando co-autoria pelos arguidos de dez crimes de roubo, que justificou e permitiu a proposta de prisão preventiva, judicialmente decretada.



O inquérito prossegue tendo em vista identificar outras possíveis vítimas, tendo em atenção que aos arguidos foram apreendidos bens cuja proveniência ainda não se mostra esclarecida.