Assaltos em grupo em Centros Comerciais. Desmantelamento de grupo e prisão preventiva. MP no DIAP de Lisboa.

Na sequência de uma operação de buscas e detenções realizada no dia 14.05 pela PSP no âmbito da investigação dirigida pelo Ministério Público na 13ª secção do DIAP de Lisboa, foram detidos cinco arguidos pela prática dos crimes de furto qualificado, violência após a subtracção e detenção de armas proibidas.

De acordo com os fortes indícios recolhidos, os arguidos constituíam um grupo que praticava sistematicamente furtos em centros comerciais sitos quer em Lisboa, Loures, Seixal, Mem Martins, Setúbal, Barreiro, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Oeiras e Santa Maria da Feira, fazendo-o com alarme social e impunidade uma vez que, quando eram surpreendidos em flagrante delito pelos respectivos seguranças, reagiam violentamente, tendo conseguido desse modo, subtrair-se à acção da justiça até à data das detenções.

Os arguidos desenvolveram esta actividade criminosa no período compreendido entre Outubro de 2013 e Março de 2014, actividade à qual só foi possível pôr termo em consequência das detenções efectuadas pela PSP no dia 14.05.14.

Nas buscas efectuadas foram apreendidos produtos e instrumentos dos crimes designadamente inúmeras peças de vestuário, jogos e muitos outros objectos e aparelhos electrónicos, os quais eram destinados à remessa, por contentor, a Cabo Verde, onde seriam transaccionados como se tivessem proveniência lícita de acordo com os indícios recolhidos.

Foi ainda apreendido um martelo, um alicate e uma chave de fendas e outras ferramentas utilizadas para retirar os alarmes dos produtos furtados.

Os arguidos ficaram em regime de prisão preventiva.

A investigação prossegue executada pela PSP e dirigida pelo MP da 13ª secção deste DIAP.