Assaltos a Agências Bancárias na zona de Sintra e Alfragide. Encerramento do Inquérito. Acusação. GLN - DIAP de Sintra.

O Ministério Público encerrou o inquérito e deduziu acusação contra quatro indivíduos com idades compreendidas entre os 31 e 39 anos pela prática de roubos à mão armada a instituições bancárias, de Novembro de 2008 a Março de 2009, na zona de Sintra e Alfragide.

As instituições assaltadas foram o Millenium BCP de Rio de Mouro, a Caixa Geral de Depósitos do Cacém, Montepio Geral da Tapada das Mercês, Caixa Geral de Depósitos do Cacém e num espaço de um mês, em duas situações distintas, a Caixa Geral de Depósitos da Quinta Grande, em Alfragide.

Os quatro arguidos foram agora acusados pela prática, em co-autoria e e em concurso efectivo, de crimes de roubo agravado, coacção agravada e ofensas à integridade fisica na forma de dolo eventual.

Um dos arguidos foi acusado pela prática de cinco crimes de roubo agravado, vinte e oito crimes de coacção agravada e dois crimes de ofensas à integridade fisica na forma de dolo enventual. Outro, foi acusado pela prática de seis crimes de roubo agravado, trinta e cinco crimes de coacção agravada e três crimes de ofensas à integridade fisica na forma de dolo eventual. O terceiro, foi acusado pela prática de cinco crimes de roubo agravado, trinta e três crimes de coacção agravada e três crimes de ofensas à integridade fisica na forma de dolo eventual. O quarto, foi acusado pela prática de dois crimes de roubo agravado, nove crimes de coacção agravada e um crime de ofensas à integridade fisica.

Três dos arguidos encontram-se já presos, dois em prisão preventiva e um em cumprimento de pena.

Dois dos arguidos foram acusados como reincidentes. Contra um dos arguidos, de nacionalidade estrangeira, foi requerida a expulsão do território nacional.

Foi ainda requerida para todos os arguidos a recolha de adn para a base de dados de investigação criminal.

A investigação esteve a cargo da 4.º Secção do DIAP de Sintra da Comarca da Grande Lisboa Noroeste (GLN) e da Unidade Nacional Contra Terrorismo da Polícia Judiciária.